10/11/2023 14:30
Aula Show com Graziela Scorvo Tavares
Participantes: Graziela Scorvo Tavares
Convidamos o público a assistir ao episódio 11 da série História da Alimentação no Brasil - O Doce Nunca Amargou.
A exibição será seguida de uma aula show* com Graziela Scorvo Tavares, que vai nos ensinar ao vivo como fazer um Pão de Ló de Alfeizerão e o Pudim Vaporoso.
*Até 50 vagas serão distribuídas pela ordem de chegada.
“Segundo Luís da Câmara Cascudo, em História da Alimentação no Brasil, o pão de ló é um dos bolos mais antigos na história e um dos primeiros trazidos pelos portugueses para a doçaria no Brasil. Era o bolo tradicional dos doentes e das famílias enlutadas, enviado como presente ou lembrança de conforto. Era o bolo mais inocente do mundo. O gastrônomo Virgílio Nogueiro Gomes remonta à sua origem: “Ora o pão-de-ló como agora o conhecemos, ou dele temos notícia, vem dos finais do século XIX com o Mosteiro definitivamente fechado. O Rei D. Carlos (1863-1908) visitava com alguma frequência o seu amigo fidalgo Vitorino Froes, passando temporadas entre a quinta de Alfeizerão e uma casa em S. Martinho do Porto. É pois numa dessas ocasiões que, com uma retirada antecipada do forno, ou por falta de prática, que o pão-de-ló ficou mal cozido. Eis senão quando se prova e a resposta foi de excelente aprovação.” Na aula show, vou ensinar esse bolo tradicional, lindo e fácil de ser executado, acompanhado de um cálice de vinho do porto. Com as sobras de claras farei um pudim com goiabada chamado vaporoso, receita da família soteropolitana de um amigo, para falar de aproveitamento e também introduzir nossos famosos doces de frutas.”
Graziela Scorvo Tavares
GRAZIELA SCORVO TAVARES
Atualmente, é chef executiva da Cozinha Ocupação 9 de Julho, na 35ª Bienal de São Paulo. Foi sócia e chef do premiado Sabiá Bar e Restaurante, na Vila Madalena, de cozinha tipicamente brasileira. Colaborou com a concepção, implantação e implementação do cardápio do restaurante judaico Shoshana. Morou em Portugal, na Bahia e na Amazônia, onde trabalhou como consultora em alimentação e pôde aprofundar a pesquisa sobre a culinária brasileira, suas técnicas e raízes.
Saiba Mais